Create your own banner at mybannermaker.com!

"NÃO CONSIGO COMENTAR OS ARTIGOS!"

______________________________________________________________________
PODE SER O SEU NAVEGADOR.
ACESSE NOVAMENTE NO INTERNET EXPLORER E COMENTE!
______________________________________________________________________

8 de abril de 2010

Autoridade X Exaltação

Já a muito tempo tenho notado essa diferença no que diz respeito a Autoridade e Exaltação. Na verdade, é algo do que mais se vê nas igrejas. Lamento (com muita indignação!) a falta de sabedoria de alguns que por simplesmente obterem cargos com os quais nem sempre Deus os submete, confundirem essas duas palavras que são tão

distintas. Estou falando da mistura equivocada de ousadia em Deus e exaltação pessoal.
Em primeiro lugar, se Deus os PRESENTEOU com tal cargo, é necessário lembrar que foi DEUS quem o nomeou. Simples! É para Ele (com desígnio à Ele) que tal cargo ou função deve ser empenhada. Em segundo lugar, TANTO, MAS TANTO crente desprovido de conhecimento e base espiritual, se auto-caracterizando pelo simples desempenho em fazer-se presente nas funções à si determinadas. Lembre-se que presença não é sinônimo de competência!

Antes da conclusão, é bom saber direitinho a diferença. Ter AUTORIDADE em Deus (e não "autoridade de Deus" como muitos dizem por aí!) é usufruir inteiramente e confiantemente do que o Senhor colocou nas suas mãos para você manusear, sem receios, apenas com a certeza da fé. Um exemplo disso foi Jesus, que simplesmente com uma só palavra mansa disse ao endemoninhado gadareno: Sai! E assim saiu a legião de demônios que possuíam aquele homem (Marcos 5). A grande catástrofe é que muitos, por falta de HUMILDADE tem se corrompido na fé, na graça e na própria função em que Deus o colocou, deixando-se induzir ao orgulho, determinando as coisas na casa de Deus onde o Senhor é quem deveria determinar.


“Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos”. Fp 2.3; veja Pv 18.12. Só porque possuem um grau elevado de estudos, diplomas, experiências, etc. e tals. não significa que não precisem ouvir mais, aceitar serem repreendidos quando necessário, aceitar opiniões, aceitar a correção de Deus e mais ainda de quem Deus enviar para corrigí-los... enfim, deixam se exaltar, inteiramente. Isso é um perigo para a salvação do crente!

Lamentavelmente, tenho visto gente que se diz da alta sociedade cristã (pastores, missionários, etc...) que não pregam o que vivem. Porque eu falo isso? É fácil pregar HUMILDADE pelo simples fato de estar na Bíblia, e não vivenciá-la como deveria! QUE FALTA DE TEMOR querer apregoar ensinamentos com os quais demonstrando ali mesmo, em suas pregações, o contrário. Gente "inteligente e instruída" que não lembra que a HUMILDADE é uma das chaves para a proximidade com Deus. Deus aprecia o coração humilde e se comove com sua humildade.

Sob origem pentecostal, tenho visto como Deus tem exaltado os que são humildes, até mesmo lhes mostrando sinais e revelações profundas sobre seus mistérios, usando-os de tal forma a se maravilhar com a manifestação de Sua Glória através deles. A verdade é que nem mesmo por uma simples oração: "Senhor! Retira de mim todo orgulho se porventura vier a subir em meu coração!", tais orgulhosos têm se corrompido por falta de sabedoria. Claro, também pode-se dizer falta de intimidade com Deus, porque quando se há intimidade com Deus, há temor, e quando há temor, há humildade!

Quero ressaltar que Humildade não é sinônimo de POBREZA. Humildade que eu quero dizer diz-se respeito ao caráter, e não à vida financeira da pessoa. Tenho visto até pregações em igrejas que eu tenho visitado, de gente abusando da "autoridade" que tem impondo isso e aquilo nas igrejas (e até mesmo às ovelhas!) sem o mínimo de orientação de Deus! Que raio de autoridade é essa sem inspiração divina? E que raio de autoridade é essa da pessoa (que por muitas vezes já vi!) falar cada asneira nos microfones das igrejas (pra não mencionar quais!) sem o mínimo de senso bíblico e espiritual? Pelo amor de Deus irmão, exercer autoridade para administrar o cargo ou função é uma coisa, abusar da autoridade sobre Deus e sobre tudo é outra!!!!

Ei! Quando se tem HUMILDADE, se tem AUTORIDADE. A humildade o aproxima de Deus, o faz aceitar as correções e exortações para a própria santificação, conseqüentemente, o faz autoridade de determinar até mesmo aos espíritos imundos que saiam com uma só palavra. Autoridade não é escancarar a mão na pessoa como se fosse arracar a cabeça, rodando o pescoço usando da força bruta, empurrando a testa para trás, berrando no ouvido repetindo bilhões de vezes "sai" (quem vê acha que a pessoa está endemoninhada mesmo!) e depois sair com uma cara de que nem sabe se a pessoa foi liberta mesmo! (já vi muito isso, inclusive fizeram comigo!). Autoridade é santificação, é o que Jesus fez, simples e majestosamente, antes mesmo dEle se aproximar, o endemoninhado correu à direção dEle, se PROSTOU aos seus pés e confessou ali a autoridade que Jesus exercia sobre ele. Oh glória! Isso sim é autoridade! O certo é AUTORIDADE ESPIRITUAL, é entender que a autoridade deve ser usufruída com humildade e manuseada com inspiração divina, crendo e falando de Jesus com fé, ousadia, certeza, ensinando com sinceridade no Espírito para a grandeza do Espírito... exercer a autoridade espiritual é ter humildade e fazer a obra unicamente para honra e glória do Senhor!

2 comentários:

Blog da Pastoragente disse...

Graça e paz!
Vim conhecer seu Blog e tive uma grata surpresa, pois é muito boa sua iniciativa.
Já estou seguindo.
Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas, experiências ministeriais e pessoais de uma mulher simples como eu.
Fique na paz e que o Senhor abençôe você e toda sua família.
Abração!!!

Anônimo disse...

É verdade irmã. Isso me faz lembrar um pedacinho dum salmo:

"Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas.

Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.

As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!" Sl 19

Creio tb que, como Paulo diz, muito do que está acontecendo com o povo de Deus é p que se manifeste os que são realmente Dele, e a falsa profecia muitas vezes é juízo para os que se escondem atrás de uma religiosidade maior do q Deus em seus corações. Idolatria sutil. Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós e perdoe uma geração tão prostituída na sua casa como a nossa. Q nos purifique com fogo.

A Paz de Jesus Cristo!

Alan.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Horário Atual

Desaparecidos - DIVULGUE

Visitantes Globais

Este site é destinado para a obra do Senhor Jesus - WebGraphic Luana D/C

.:: Temor e Verdade ::. - Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.

TOPO DO SITE